Ir direto para menu de acessibilidade.

Ficha Catalográfica

Escrito por biblioteca | Publicado: Segunda, 21 Agosto 2017 19:11 | Acessos: 2096

Diretrizes para Geração Automática de Ficha Catalográfica

Com o objetivo de dinamizar os trâmites pós-defesa, as fichas catalográficas para dissertações e teses passaram a ser elaboradas por meio do Sistema de Geração Automática de Ficha, com dados de identificação da obra fornecidos pelo próprio autor. Com mais esta inovação, as fichas para monografias, TCCs e relatórios de estágios, também podem ser geradas por este sistema.  

Para a ficha catalográfica de outros tipos de materiais bibliográficos editados na UFLA como livros, textos acadêmicos, anais de eventos, entre outros, a ficha catalográfica deverá ser solicitada por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas necessárias para a identificação do documento na fonte. Traz informações fundamentais para a recuperação do documento, tais como autor, título, local, número de páginas, assunto, entre outras. Podem solicitar a ficha catalográfica pessoas da comunidade acadêmica da UFLA. O solicitante deverá encaminhar no e-mail da ficha o documento na íntegra ou a folha de rosto, as palavras-chave (3 a 5) e total de páginas numeradas. Mais informações: 3829-1750

No programa de elaboração da ficha catalográfica pelo autor é preciso apenas preencher os campos com os dados da sua obra. Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do autor. O programa fará a ordenação e formatação correta dos dados de identificação da obra, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo .doc, disponível para download e/ou impressão.

Nesse formato, não consta o número de classificação do conteúdo. Essa atividade é realizada posteriormente na fase de tratamento técnico da obra por bibliotecários da Coordenadoria de Processos Técnicos.

Campos

Descrição / exemplos

Nome do Autor*

É o responsável direto pela redação da obra. Apenas as letras iniciais em maiúsculo.

Exemplo:

Maria

Nome do meio

Digite os primeiros sobrenomes, incluindo as preposições (se for o caso).

Exemplo:

Souza de

Sobrenome do autor*

Digite seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Apenas as letras iniciais em maiúsculo.

Exemplos:

Autor: Maria Souza de Oliveira

Sobrenome: Oliveira

Autor: Adriano Gonçalves Bernardes Júnior

Sobrenome: Bernardes Júnior

Autor: Júlio Moreira Neto

Sobrenome: Moreira Neto

Autor: Alexandre Rodrigues Sobrinho

Sobrenome: Rodrigues Sobrinho

Título do trabalho*

Informe o título do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Caso tenha termo científico, selecione-o e marque o itálico. Não usar pontuação. Digite apenas a letra inicial em maiúsculo ou para nomes próprios.

Subtítulo do trabalho

Informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Caso tenha termo científico, selecione-o e marque o itálico. Não usar pontuação. Usar maiúsculo somente para nomes próprios.

Trabalho ilustrado

Marque esta opção, caso seu trabalho possua ilustrações.

Trabalho

Selecione o tipo de trabalho (tese, dissertação, TCC, monografia, relatório de estágio, etc…)

Nome do orientador / coorientador*

Digite o nome do seu orientador e coorientador, nomes/sobrenomes do meio, se for o caso. Seguindo as mesmas orientações de autores. Não incluir títulos como Prof., Dr. ou Msc.

Ano de defesa

Registre o ano em que o trabalho foi defendido (inserir o ano com quatro dígitos).

Exemplo: 2015

Número de páginas

Registre o número total de páginas.

Assuntos *

Informe no mínimo três palavras-chave do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que representam o conteúdo do seu trabalho. Evite termos redundantes ou repetitivos. Não incluir pontuação.

* Campos de preenchimento obrigatório.

A ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto.

Antes de gerar a ficha, é necessário desbloquear o “pop-up” do seu navegador.

O sistema irá gerar um arquivo na extensão.DOCX contendo a ficha catalográfica. Para inserí-la no seu trabalho, abra o arquivo, pressione as teclas CTRL + A para selecionar todo o conteúdo da página e CRTL + C para copiar, em seguida abra o arquivo onde deseja inserir a ficha e pressione as teclas CTRL + V.

Assista ao vídeo tutorial abaixo de como elaborar a ficha catalográfica:

registrado em: