Programa de Capacitação de Usuários
O Programa de Capacitação de Usuários (PCU) é uma iniciativa da Biblioteca Universitária em capacitar seus usuários na utilização de recursos informacionais com mais eficiência e eficácia, buscando um melhor desenvolvimento nas atividades acadêmicas. Dessa forma, a BU aprimora os seus serviços de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências informacionais de seus usuários. O PCU foi estruturado em 6 módulos e pode ser oferecido nas modalidades presencial ou virtual.
Responsável: Coordenadoria de Informação e Serviços / Setor de Referência
Contato: (35) 3829-1746/1181/1071
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Público alvo: Comunidade acadêmica da UFLA
- Módulo 1: Programa de Capacitação de Novos Usuários (PCNU) – Recepção de calouros
- Apresenta aos novos usuários as informações essenciais do Regulamento da Biblioteca, a fim de torná-los autônomos e aptos à plena utilização dos espaços disponíveis e dos serviços oferecidos. Acesso ao módulo 1.
- Módulo 2: Normalização de trabalhos acadêmicos
- Apresenta as principais normas para formatação e estruturação de trabalhos acadêmicos conforme o Manual de Normalização da UFLA, e ainda aborda os trâmites de pós-defesa para os cursos de mestrado e doutorado da UFLA.
- Módulo 3: Normalização bibliográfica
- Apresenta as normas da ABNT para elaboração de referências e citações.
- Módulo 4: Fontes de informação e estratégias de buscas
- Instrui sobre a importância da consulta de fontes de informação confiáveis e apresenta algumas estratégias de busca eficientes na procura de documentos. Além de apresentar em detalhadamente os recursos e serviços informacionais da Biblioteca Universitária.
- Módulo 5: Portal de Periódicos da Capes
- Apresenta o Portal de Periódicos da Capes e orienta sobre as bases de dados disponíveis.
- Módulo 6: Base de dados do Portal de Periódicos da Capes
- Apresenta bases de dados específicas do Portal de Periódicos da Capes.
- Módulo 7: Normalização de Trabalhos Acadêmicos (EAD)
- Realizado integralmente na modalidade on-line, objetiva capacitar o aluno na elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos em acordo com as normas da ABNT e do Manual de Normalização da UFLA. Abrange os módulos 2 e 3 (Normalização de trabalhos acadêmicos e Normalização bibliográfica) do PCU, que são ofertados na modalidade presencial.
registrado em:
Estrutura Site