O filme baseia-se no romance homônimo lançado em dezembro de 1995 que vendeu cerca de 80.000 exemplares, foi traduzido para seis idiomas e lançado em oito países. As duas idades de Benjamim Zambraia são repartidas na tela entre Paulo José e Danton Melo e  Cleo Pires  interpreta Ariela Masé e Castana Beatriz, pivôs trama.

“Budapeste” é um filme luso-húngaro-brasileiro de 2009 dirigido por Walter Carvalho. O roteiro, baseado no livro homônimo de Chico Buarque, é de Rita Buzzar .

O filme, estrelado por Leonardo Medeiros e Giovanna Antonelli, conta a história de um  bem sucedido ghost writer que ao retornar de um congresso em Istambul, por uma ameaça de bomba, tem seu voo  desviado para Budapeste, na Hungria. De volta ao Rio de Janeiro ele reencontra a esposa e o filho mas sua vida torna-se cada vez mais infeliz e para salvar o casamento, ele começa a escrever autobiografias, numa tentativa de que a vida de outras pessoas o salve do tédio. Seu maior sucesso comercial é O Ginógrafo, que conta as aventuras amorosas de Krabbe, um turista alemão no Brasil. Só que sua esposa se apaixona pelo personagem, imaginando que ele seja o verdadeiro autor do livro, o que faz com que o escritor  sinta-se traído e ressentido com seu trabalho.

Estorvo, uma adaptação de Ruy Guerra, é um filme experimental. Tem ritmo fragmentado, personagens estranhos, cenas esquisitas, imagens delirantes e atmosfera de pesadelo. O fiapo de enredo é o mesmo do livro. Um personagem sem nome acorda com a campainha de seu apartamento. Não sabe se conhece o sujeito que vê pelo olho mágico e, sem motivo aparente, inicia uma fuga desesperada. Topa com a ex-mulher, com a irmã por quem nutre sentimentos incestuosos, e com outros tipos grotescos.

O filme narra o cotidiano de uma trupe integrada por três cantores populares sem sucesso. O empresário consegue um contrato para cantarem no carnaval oficial e, a partir daí, surgem conflitos relacionados com as pressões que sofrem por parte da contratante. As ameaças da organização geram na trupe uma discussão sobre a validade de cantar para o rei ou para o povo.

A trilha sonora do filme composta em sua maior parte por Chico Buarque conta também com a participação de Maria Bethânia, Nara Leão e outros grandes nomes da música brasileira.

Chico Buarque atuou em “Quando o carnaval chegar” (1972), interpretando o personagem Paulo.

“Certas Palavras” é documentário e entrevista com o cantor e compositor Chico Buarque , ilustrado por vinte de suas canções mais representativas, interpretadas pelo próprio compositor e por destacados artistas de sua geração.

É um filme de 1983, inspirado no musical “Pobre menina rica”, de Carlos Lyra e Vinícius de Morais com roteiro de  Chico Buarque e Miguel Faria Jr., também responsável pela direção.

O filme é uma fantasia que mostra uma cidade abandonada sendo ocupada por favelados, que criam uma nova sociedade.

A trilha sonora foi gravada por Djavan, Elba RamalhoOlivia ByingtonDori CaymmiZezé Motta e Sérgio Ricardo. As composições são de autoria de DjavanChico Buarque e Tom Jobim

Baseado no grande sucesso do musical “Os Saltimbancos”, o filme, “Os Saltimbancos trapalhões” traz o famoso quarteto de humoristas como humildes funcionários do circo Bartholo, que se tornam sucesso graças à capacidade de fazer o público rir.

No filme, ao invés de animais, temos artistas , explorados pelo dono do circo.

O roteiro foi escrito por Chico em parceria com Antonio Pedro (o diretor da primeira montagem teatral),

Com a direção de J. B. Tanko o longa lançado em 1981, é considerado um dos melhores filmes do grupo Os Trapalhões.

Duas  músicas da versão original foram mantidas (História de uma Gata e Minha Canção) e as demais sofreram adaptação para o contexto circense.

Chico Buarque se inspirou no clássico de John Gray e no musical A Ópera dos Três Vinténs, de Berthold Brecht e Kurt Weill, para desenvolver, junto com Ruy Guerra e Orlando Senna, o filme Ópera do Malandro.O longa, que tem a direção de Ruy Guerra, trata da vida de um controvertido personagem real dos anos 40, tido como um “malandro” encantador.

Ópera do Malandro tem como trilha sonora as músicas de Chico Buarque de Hollanda, entre elas A Volta do Malandro, Las Muchachas de Copacabana, Desafio do Malandro, Pedaço de Mim, Tema de Geni, O Meu Amor, e o Tango do Covil

O filme conta a história da música popular brasileira desde a primeira metade do século XX, centrado na figura mítica do cantor Mário Reis, interpretado pelo ator Fernando Eiras.

Para narrar essa história participam alguns dos principais compositores e intérpretes brasileiros, como Gilberto Gil, Gal Costa, Edu Lobo, Raphael Rabello, Chico Buarque, Caetano Veloso, não apenas como atores mais como responsáveis por 80 % da trilha sonora. Eles representaram  outros grandes mestres da MPB, como Sinhô, Tom Jobim, Noel Rosa, Ismael Silva, Carmem Miranda e Villa Lobos.